Pilates

 

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Pilates

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

O método ainda garante condicionamento físico e pode ser usado para a reabilitação física ou como alternativa fitness e até mesmo o emagrecimento e definição muscular. A principal vantagem da prática é que ela é acessível a todas as pessoas, desde atletas de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também podem praticar.

Nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas, sim com consciência, precisão e rigor técnico. Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

O método trabalha com 6 princípios básicos, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle e fluidez.

Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, alguns deles como:
• Aumenta a resistência física e mental;
• Aumenta a flexibilidade;
• Melhora os desvios da coluna, a postura e a resistência muscular;
• Trata patologias (ex: tornozelos, joelhos, quadril, coluna e ombro);
• Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
• Diminui ou acaba com as dores;
• Aprimora o gesto esportivo;
• Corrige problemas posturais;
• Aumenta a concentração;
• Tonifica a musculatura;
• Melhora a coordenação motora;
• Promove menor atrito nas articulações;
• Alivia dores musculares;
• Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;
• Auxilia a prevenção contra a osteoporose;
• Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
• Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
• Fortalece os músculos abdominais.

Na Maioria dos exercícios, não são usados pesos e todo o esforço vem da carga do próprio corpo. Mas, de acordo com os objetivos de cada aluno, podem ser usados acessórios para potencializar o exercício e também as molas dos equipamentos, que podem servir para auxiliar ou dificultar um movimento. Com o andar das aulas, o aluno desenvolve uma maior consciência corporal, redescobrindo seu equilíbrio, melhorando progressivamente a coordenação motorae a flexibilidade.

Como trabalha a respiração tridimensional, ou seja, que a caixa torácica se movimenta em 3 direções – expandindo para os lados, para frente e trás, para cima e baixo, o Pilates fortalece, ainda, o sistema respiratório e a circulação. Além disso, a chance de lesão é praticamente nula, pois, os exercícios propostos possuem baixo impacto e não são repetidos à exaustão.

Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.


Profissionais
Responsáveis


Marcela Calabrio

Sócia Fundadora

Fisioterapeuta Crefito 2: 71182-F


Thiago Castro

Sócio Fundador

Fisioterapeuta Crefito 2: 74661-F


Sabrina Oliveira

Fisioterapeuta

Crefito 2: 141171-F


 

Érika Porto Costa

Fisioterapeuta

Crefito 2: 71439-F


Elizabeth da Costa

Fisioterapeuta

Crefito 2: 38330-F


Selma Brito

Professora de Educação Física

CREF 8519-G/RJ


 

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